Mergulhadores que exploram as profundezas do Báltico encontraram um navio naufragado de 400 anos impecavelmente preservado

Uma equipe mergulha nas profundezas geladas do Golfo da Finlândia, a seção mais oriental do Mar Báltico. Eles estão indo para um naufrágio que eles acreditam que provavelmente data da Primeira ou Segunda Guerra Mundial. No entanto, não é isso que eles encontram. Em vez disso, eles se deparam com algo totalmente inesperado. É um navio mercante que afundou há cerca de quatro séculos. Mas o que mais surpreende os mergulhadores finlandeses é o fato de o navio de madeira de 400 anos estar quase totalmente intacto.

Olhando através das águas geladas, os homens podem ver claramente a forma do navio que é identificado como um fluyt (conhecido como “Filibote” em português). Era um navio comercial especializado construído na Holanda e amplamente utilizado no século XVII. Eles cruzaram o Mar Báltico numa época em que os Países Baixos eram os comerciantes marítimos predominantes nessas águas e em todo o mundo.

A embarcação fica a cerca de 280 pés de profundidade no fundo do Golfo da Finlândia, nivelada com a quilha. E, surpreendentemente, este antigo navio ainda tem sua carga armazenada em seu porão. Esses fluyts foram claramente construídos para durar. Mas há algo mais em ação aqui também - a natureza do mar nesta profundidade.

O fato é que a localização desse fluyt, mesmo que seja nas profundezas do mar, o nível de salinidade é excepcionalmente baixo, assim como os níveis de temperatura e luz. Isso significa que alguns dos organismos que normalmente acabariam com uma embarcação construída em madeira simplesmente não estão presentes. Isso contrasta fortemente com a água do mar mais quente e salgada, onde um navio de madeira logo desaparece.

Fluyt não é uma palavra que você encontra todos os dias, então qual é a história por trás dessas embarcações holandesas? Bem, elas podem começar quando se fala de construtores de navios de uma cidade portuária holandesa chamada Hoorn, no norte do país, cerca de 20 milhas ao norte de Amsterdã. A história da cidade remonta ao século 8 e nos anos após sua fundação tornou-se um importante centro de comércio marítimo.