Detectado pela NASA, estranho objeto na órbita da Terra surpreende cientistas

Enquanto os pesquisadores do Instituto para Astronomia (IfA) da Universidade do Havaí verificam o céu noturno, algo surge e os confunde completamente. É um objeto que passa pelos céus - bastante próximo da Terra. No entanto, há algo ainda mais inquietante sobre esse achado. Os especialistas descobriram a misteriosa peça por meio do Telescópio Panorâmico de Pesquisa e Sistema de Resposta Rápida 1 (Pan-STARRS1), o qual é um dispositivo projetado para detectar objetos espaciais que podem ser perigosos para o nosso planeta. Infelizmente, parece que este item não identificado se encaixa bem nessa categoria.

Por sorte, alguns dias após o objeto ter sido visto pela primeira vez em setembro de 2020, Paul Chodas começou a investigar esse enigmático fenômeno. Se havia alguém que pudesse resolver isso, com certeza essa pessoa seria Chodas. Como diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), o qual é administrado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, em Pasadena, Chodas conhece muito do assunto.

A identidade exata do objeto, porém, permanecia sendo uma incógnita. Era um asteroide, um aleatório detrito espacial ou uma nave espacial alienígena? Pois é, embora essa terceira opção fosse um pouco forçada, não poderia ser descartada. Afinal, nesta fase inicial, os cientistas não tinham ainda uma explicação para essa incomum visão no céu noturno.

Contudo, conforme Chodas, a peça possuía um padrão diferente de um asteroide. Normalmente, um asteroide segue através do espaço inclinado em relação à órbita da Terra ao redor do Sol. Esse específico objeto, pelo contrário, encontrava-se no mesmo plano do nosso planeta.

Outra peculiaridade foi que o 2020 SO, como o objeto passou a ser conhecido, não estava viajando através dos céus na velocidade característica dos asteroides. Ele estava progredindo a cerca de 2.400 km/h - muito mais lento do que o normal. Assim, Chodas considerava cada vez menos provável que a peça fosse, de fato, um asteroide. Dessa forma, o que era exatamente aquele estranho visitante?