Especialistas finalmente resolvem o mistério de Stonehenge

Os arqueólogos passaram décadas tentando descobrir a origem das enormes pedras de Stonehenge. Junto com as Maravilhas do Mundo, esta estrutura consiste em um dos mais antigos mistérios conhecidos pelo homem. No entanto, não mais. Uma recente descoberta fez com que os especialistas finalmente compreendessem o caso e, bem, o que eles encontraram é surpreendente.

Resistente ao tempo

Stonehenge tem de fato resistido ao tempo. Como foi construído há cerca de 5 mil anos, é um dos monumentos mais antigos ainda existentes hoje em dia. Ou seja, é anterior até mesmo à Necrópole de Gizé! Com isto, porém, muitas perguntas intrigaram os especialistas por gerações.

Sarsens

A maior parte daquela estrutura circular é composta de sarsens, os quais são gigantes blocos de arenito. Por anos, aliás, cientistas e arqueólogos ficaram frustrados por não saberem a respeito da origem das pedras e de que forma elas foram movimentadas. Contudo, uma recente descoberta mudou isso.

Pesquisa proibida

Um dos principais obstáculos tem sido as rígidas leis de preservação na Grã-Bretanha que protegem Stonehenge como um local histórico. Isso impediu os cientistas de utilizarem tecnologia moderna para analisar amostras dos núcleos internos dos blocos. A boa ação de um homem, entretanto, mudou toda essa situação.

Restaurações

Em 1958, algumas restaurações foram feitas em Stonehenge para devolver o monumento à sua antiga glória. No processo, a equipe de restauração deslocou algumas pedras caídas de volta aos seus lugares acima dos blocos maiores. Um trabalho e tanto!